Arroz: Indicadores apontam pequena queda no plantio

05/09/2017 9:45:24

Os produtores de Santa Catarina já iniciaram o plantio do arroz no Estado. No Litoral Norte, boa parte das lavouras já foram plantadas, estando em crescimento vegetativo; no Sul, o plantio deve ser iniciado já nos próximos dias.

Enquanto isso, no Rio Grande do Sul, os indicativos apontam redução na área a ser plantada. Os primeiros dados indicam pequena queda - menos de 30 mil hectares frente à safra passada. Parte dos produtores, no entanto, acredita que este número possa ser maior, já que estão sem recursos para plantar e os preços estão muito baixos.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) divulgou expectativa para o plantio de aproximadamente 1.078 mil hectares, com queda de apenas 27,5 mil hectares. Para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), o plantio deverá ser na faixa de 1.100 mil hectares, recuando apenas 0,33% dos 1.104 mil hectares plantados na safra passada. Outros comentários chegam a apontar 5% de redução - pouco mais de 55 mil hectares. Estes números não representam, no entanto, queda significativa de produção do arroz gaúcho, se mantido o potencial de alta produtividade do Estado.

No restante do país a tendência também é de leve redução no plantio, tanto nos Estados centrais quanto no Norte. Espera-se, assim, uma safra brasileira de 11 a 11,5 milhões de toneladas frente às mais de 12 milhões colhidas neste ano.

Fonte: Brandalizze


Siga a Arysta