USDA anuncia Safra recorde de Soja dos EUA e números otimistas para o Brasil

21/10/2016 15:39:50

SOJA PELO MUNDO

A Soja teve uma boa última semana, com USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) mostrando os dados de safra recorde nos EUA, mas não exagerou nos números e também foi tímido na demanda e assim sem pressão de venda de produtores americanos os indicativos de Chicago voltaram a olhar para cima, para os US$ 10,00 que podem ser trabalhados nos próximos dias.

O mercado já esta ciente que a safra dos EUA é recorde e isso não tem mais novidade para as operações de Chicago, agora o que se olha é a boa demanda que esta ocorrendo nos EUA e as condições do clima e do plantio na América do Sul que vai crescer de importância daqui para frente.

O USDA mostra a exportação dos EUA em 55,1 milhões de T, no ano passado estava projetada em 45,6 milhões de T e fechou em mais de 50,1 milhões de T.

SITUAÇÃO NOS PRINCIPAIS PAÍSES

A produção do Brasil foi ajustada para cima pelo USDA, agora com 102 milhões de T frente as 101 apontadas no mês passado e das 96,5 milhões de T apontadas para este último ano. Este número pode ainda estar otimista e a realidade do mercado é de mais aperto do que esta.

China mostrando a volta da economia em ritmo forte, com importações recordes acumuladas de janeiro a setembro. O governo apontou as importações para as 61,2 milhões de T, com avanço de 1,6 milhão de T frente ao mesmo período. Vale lembrar que o ano comercial apontado pelo USDA vai de setembro/16 a agosto/17, ou seja, é um ano para frente e boa parte do mercado aposta em números próximos de 90 milhões de T, porque o consumo está crescendo forte e a Soja tem dado boa margem de lucro no esmagamento Chinês.

A Argentina está a poucos dias do início do plantio e produtores seguem desestimulados. A Soja segue avançando no plantio do Milho que já mostra crescimento superior a um milhão de hectares. O USDA mostrou a safra estável em 57 milhões de T. Entre os produtores se aponta para queda no plantio entre 1 e 1,5 milhão de hectares nesta nova temporada que começara a ser plantada.

Fonte: Brandalizze

 

 


Siga a Arysta